O que fazer antes de empreender

O que fazer antes de empreender

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muita gente está querendo empreender. A gente é super a favor, mas antes de você largar tudo para começar do zero, é importante fazer uma reflexão e entender se já você e a sua ideia estão preparados para o mercado.

Pesquise o mercado

Entenda como é o mercado que você quer entrar. Pesquise os concorrentes, veja se já está saturado ou se há espaço para mais um competidor. Liste o que seus concorrentes fazem que já dá certo e o que você poderia trazer de novo e diferente.

Entenda os custos

Antes de abrir o negócio, é importante entender todos os custos que você terá. Além dos gastos de dia a dia, ainda existem os impostos, os custos com funcionários, o valor para produção. Quanto mais detalhado, menos sustos você terá no futuro.

Crie objetivos alcançáveis

É essencial estabelecer metas que podem ser alcançadas em prazos acessíveis. Não adianta querer ser o maior do país se você não tem capital, pessoal e experiência para isso. Que tal criar pequenos objetivos no lugar? Assim, a chance de se frustrar é menor.

Faça um pé de meia

Com todo o investimento que uma nova empresa necessita, até você começar a lucrar, demora um pouco. Por isso, é importante que você esteja preparado financeiramente para isso. Talvez seja mais inteligente esperar mais um pouco até sair do seu trabalho de vez e ir mantendo os dois ao mesmo tempo, ou esperar um ano antes de empreender.

A gente contou como foi o início da Alegria neste video no nosso canal no Youtube. Você é dono da sua própria empresa? Conta pra gente como foi o processo no início!