Fortalecendo a identidade de marca com branding sensorial

Fortalecendo a identidade de marca com branding sensorial

Você já reparou que as marcas de mais sucesso vão além do produto que vendem e constróem todo um universo? Isso é o branding sensorial.

Branding sensorial é uma estratégia que trabalha os cinco sentidos – visão, tato, olfato, audição e paladar – de forma que os clientes se identifiquem com a marca como um todo. A ideia é atingir o subconsciente do cliente, criando um vínculo emocional entre ele e a marca.

Por exemplo, uma multimarcas de moda vende roupas que podem ser encontradas em outras lojas. Mas se utilizando do branding sensorial, essa loja vai ter um aroma exclusivo, uma playlist com artistas que os clientes gostam de ouvir, uma embalagem interessante. Dessa forma, ela cria todo um universo em que os clientes vão se identificar. Perceberam que não falamos que essa loja é física? O branding sensorial funciona bem tanto online quanto fisicamente.

É importante ressaltar que os cinco sentidos precisam transmitir a mesma mensagem, senão a construção da marca pode ser prejudicada.

Dois cases de sucesso

1.Farm

A Farm trabalha super bem o branding sensorial. Ela é jovem, carioca e praiana e isso se reflete em todos os cinco sentidos. A arquitetura que traz madeira e tons clarinhos. A música que toca no site e na loja é a mesma e tem “vibes” brasileiras e alegres. O cheirinho é super identificável no shopping ou na embalagem do e-commerce. E a Farm sempre faz parcerias com marcas cariocas para fortalecer ainda a sua identidade.

2.Abercrombie & Fitch

Se você já viajou pro exterior, com certeza percebeu que tinha uma Abercrombie & Fitch de longe, só pelo cheiro. E quando chegou perto, reparou logo que era uma marca jovem e moderninha. Muitas vezes com modelos na porta, a loja é super escura e a música bem alta. Não é pra todo mundo, mas com certeza, é para o público dela.

Com o branding sensorial, o produto que você vende é só a porta de entrada para a construção de um universo com muitas características e uma identidade bem definida.