Entendendo a jornada do cliente

Entendendo a jornada do cliente

Entender a jornada do cliente é essencial para vender mais e fazer o seu negócio prosperar. Qualquer pessoa, ao fazer uma compra, passa por algumas etapas antes de finalizá-la. Se você, como dono ou dona de uma marca, souber trabalhar seu cliente de forma correta em cada uma dessas etapas, a chance de fechar negócio é maior.

Quais são as fases?

A jornada do cliente é dividida em 3 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução e decisão de compra

1.Aprendizado e descoberta

Esse é o primeiro contato que o potencial cliente tem com a sua empresa. Ele não conhece seu produto e não sabe se quer comprá-lo. Nessa etapa, você ainda não precisa falar de você. Você pode oferecer conteúdo grátis (em blogs ou redes sociais, por exemplo), ou uma amostra grátis. Assim, ele vai descobrindo sozinho, no tempo dele, quem você é e o que faz.

2.Reconhecimento do problema

Nessa etapa, o cliente já está considerando adquirir o produto ou serviço, mas ainda está na fase de pesquisa. Você pode oferecer informações mais específicas e detalhadas a respeito da solução ideal. O importante é educar aquele potencial cliente para, no futuro, ele entender que você é a escolha ideal.

3.Consideração da solução e decisão de compra

Essa é a última fase antes da compra. Aqui, o seu prospect já sabe que quer comprar, já estudou os prós e contras e agora, vai decidir. Esse é o momento de ser mais incisivo. De fazer o cliente escolher rápido e escolher pela sua empresa. É quando você pode falar do seu produto ou serviço de forma mais taxativa e convincente, para que ele escolha por você.

O pós-venda

Quem acha que a jornada termina na compra, está enganado. Fidelizar o cliente e fazer com que ele volte é uma das etapas mais importantes do negócio. Manter contato após a venda é imprescindível. Oferecer suporte, informar sobre novos produtos ou promoções ou até mesmo pedir um feedback são formas de se fazer presente após a venda.

Entenda o seu mercado

Cada mercado é de um jeito e o público alvo se comporta de formas diferentes. Entender para quem você está vendendo é necessário para que você não seja evasivo ou intrusivo demais. Criar personas (nós já ensinamos como aqui), perceber por quais meios seus clientes se comunicam e como esses meios devem ser trabalhados (por exemplo, o tempo de resposta no Instagram é muito diferente do tempo de resposta de um email) ajudam a não perder vendas. Conhecer o seu produto, saber o que ele tem que atrai o público, quais são suas vantagens e diferenciais ajudam a refinar as estratégias de venda e fechar mais negócios.



O que fazemos?

Criamos identidade visual, papelaria, template para o instagram, site, apresentação de vendas, etc.