Como criar personas

Como criar personas

A gente sempre bate na tecla de que pra vender bem o seu produto, você precisa entender quem é o seu cliente. E a gente sabe que muitas pessoas têm dificuldade em descobrir quem de fato é o seu consumidor. Um jeito fácil de fazer isso é através de personas.

Personas são personagens fictícios que representam os diferentes tipos de usuários de um produto ou serviço. Através delas, é possível orientar as decisões estratégicas e entender melhor o público. Quanto mais bem definida for a sua persona, mais acertada será a sua estratégia de marketing e, por causa disso, mais fácil será atingir o público desejado.

Então como definir uma persona?

Uma persona pode ser definida através de entrevistas. Você pode entrevistar clientes, ex clientes e potenciais clientes da sua marca. Não tem um número específico, mas quanto mais, melhor.

Que perguntas eu devo fazer? Comece com perguntas básicas, como:

  • Nome
  • Idade
  • Sexo
  • Grau de escolaridade
  • Endereço
  • Profissão

Com essas perguntas, você já consegue definir seu público-alvo. Mas, para chegar na persona, elas devem ser mais específicas. Veja alguns exemplos:

Profissional

  • Qual é o seu cargo na empresa que trabalha?
  • Qual é o tamanho da empresa?
  • Que tipos de desafios você encontra no trabalho?
  • Quais são seus objetivos profissionais?
  • Qual é o tamanho da sua equipe?

Pessoal

  • Onde você nasceu?
  • Você já se mudou de cidade?
  • Quem mora com você?
  • Você já morou em outro país?
  • Qual é o seu estado civil?

Hábitos

  • Você tem algum hobby?
  • Você costuma fazer esportes?
  • Você costuma fazer cursos e aprender novas habilidades?
  • O que você faz nos finais de semana?
  • Que tipo de música gosta de ouvir?
  • Onde você busca informação?
  • Quais redes sociais você faz parte e com qual frequência você as acessa?

Hábitos de compra

  • Onde você costuma fazer a maior parte das suas compras?
  • Você prefere lojas online ou físicas?
  • Com qual frequência você faz compras?
  • O que te leva a comprar um produto novo? Conte um pouco das suas últimas compras.
  • Você costuma fazer pesquisas antes de comprar um produto?

Como deu pra perceber, quanto mais perguntas, melhor. Depois de feitas as entrevistas, é hora de analisar os resultados. Se várias pessoas responderam a mesma coisa, significa que aquela é uma constante nos seus clientes. Outra coisa importante é definir um nome para aquela persona, já que ela vai representar um cliente real do seu negócio. Assim, o resultado vai ser mais ou menos como esse:

“Maria, 22 anos, estudante de publicidade e propaganda de universidade federal. Faz estágio em uma agência quando não está na faculdade. Adora carnaval e frequenta eventos relacionados o ano todo. Além disso, ela ama se fantasiar, mas não tem habilidades manuais pra fazer sua própria fantasia. Por isso, gostaria de comprar uma fantasia versátil.”

Só com esse exemplo, já conseguimos chegar a várias conclusões: como ela é universitária e faz estágio, provavelmente sua renda mensal não é muito alta. Ela estuda publicidade e gosta de se fantasiar, então provavelmente é criativa. Ela frequenta muitos eventos relacionados ao carnaval, então provavelmente precisa de muitas peças diferentes. Uma marca de fantasias consegue entender que o seu preço deve ser acessível e suas peças versáteis, pra atingir esse perfil com mais assertividade.

Vale lembrar que é comum que não se chegue a uma única persona, mas é importante que esse número não seja muito alto. Você pode e deve criar estratégias diferentes para cada uma delas, então duas ou três personas no máximo seriam suficientes.

Esse método ajuda a definir melhores estratégias de marketing e, assim, vender melhor seu produto ou serviço. Conta pra gente se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma dica!