Arte vs. design

Arte vs. design

É muito comum entre designers e artistas haver a discussão sobre o que é design e o que é arte, e se eles podem ser considerados a mesma coisa. Já podemos falar de antemão que não há uma resposta concreta, já que cada um pensa de uma forma. Nosso intuito neste post é mostrar as características e particularidades de cada um.

O que é arte?

Arte é uma forma de expressão que utiliza ou não outras ferramentas para exteriorizar uma opinião ou sensação que está dentro do artista. Pode ser através de pintura, escultura, dança, música… as opções são inúmeras. A intenção de uma arte é que o público se identifique, se inspire ou reflita sobre ela.

O que é design?

Design é uma expressão artística que nasce com o intuito de passar uma mensagem. Ele precisa ser informativo e precisa ser funcional.

E quais são as diferenças entre eles?

A principal diferença entre eles é para que eles servem. Como dissemos lá em cima, enquanto a arte é criada para inspirar, o design precisa passar uma mensagem. A arte é uma forma de auto-expressão, enquanto o design provavelmente tem o intuito de vender um produto ou serviço.

Podemos dizer que a forma como o público recebe os dois também os define. A arte pode ter inúmeras percepções. Cada um pode interpretá-la de um jeito, e está tudo bem. Faz até parte do processo. O design, por outro lado, se não tiver a mesma interpretação, pode ser considerado falho. Se você está criando um pôster de um show, por exemplo, as pessoas precisam entender de quem é o show, onde e quando vai ser, qual o valor de entrada… Independente da estética.

Tem gente que acha que não há um bom design sem uma boa arte. Tem gente que acha que não dá pra fazer arte com todas as questões práticas que o design tem que resolver. A gente sabe que a discussão é longa e complexa, então vamos continuá-la juntos aqui nos comentários. O que você acha?



O que fazemos?

Criamos identidade visual, papelaria, template para o instagram, site, apresentação de vendas, etc.