4 características de um bom designer gráfico

4 características de um bom designer gráfico

Em quase cinco anos de agência e dez anos de formadas, tivemos a oportunidade de conviver com vários profissionais, desde estudantes até experts quando o assunto é design. Já abrimos vários processos seletivos e conseguimos entender o que é importante no perfil de um profissional. Como a gente ama o que faz e quer estar sempre em companhia de bons profissionais, resolvemos listar quatro características de um bom designer.

1.Tem que ter empatia

Se por no lugar do outro. Nosso trabalho é encontrar soluções pra um problema. Por isso, precisamos nos por no lugar do nosso cliente, entender seu trabalho, sua rotina, seus interesses. Assim, fica mais fácil chegar em um resultado que o agrade.

2. Tem que ser curioso(a)

Complementando o primeiro tópico, um bom designer precisa se interessar pelo seu cliente e por sua área de atuação pra criar um projeto bem sucedido. Na maioria das vezes, os clientes serão profissionais das mais diversas áreas, que não necessariamente serão do conhecimento do designer. Aqui na Alegria, por exemplo, nossos clientes são estilistas, advogados, arquitetos e até astrólogos (você ver esses projetos aqui). Se a gente não pesquisar, conversar e buscar conhecer um pouco do universo deles, dificilmente vamos criar algo que os atendam.

3. Tem que saber argumentar

No design, não tem certo e errado. Existem soluções diferentes para o mesmo problema. Assim, muitas vezes, a forma como você justifica o seu projeto é o que faz com que ele seja aprovado ou não. 

4. Tem que ser criativo

Muita gente fala que você precisa nascer criativo, mas acreditamos que é uma habilidade que se constrói durante a vida. Você vai se tornando mais criativo ao aumentar seu repertório, o que significa ler muito, estudar, pesquisar, viajar, buscar referências. O que faz uma pessoa criativa é como ela consegue aplicar essas referências de forma original em novos projetos.

Me identifiquei e quero ser designer como vocês! Onde posso trabalhar?

Um designer pode trabalhar em diversos lugares. Pode ser em agências de publicidade, como diretor(a) de arte ou em departamentos de marketing de empresas. Pode trabalhar também em estúdios de design, gráficas, órgãos públicos, emissoras de televisão, etc. Como as pessoas da área criativa têm mais dificuldade em seguir rotinas, muita gente hoje prefere ser freelancer. Assim, o designer consegue trabalhar nos horários que prefere e de onde quiser. Outro ponto positivo é que ele pode selecionar projetos que façam mais sentido para ele.

Vocês têm mais alguma dúvida sobre a profissão? Comenta aqui, que a gente responde!



O que fazemos?

Criamos identidade visual, papelaria, template para o instagram, site, apresentação de vendas, etc.